Autor do clássico "Cabloco sonhador", Maciel Melo fez um desabafo sobre a "invasão" de outros gêneros musicais nas festas juninas do Nordeste em detrimento do autêntico forrró. Veja o que Maciel disse:
Devolvam o nosso São João
Não podemos de forma alguma permitir que excluam o nosso forró do espaço que lhe foi dado e conquistado ao longo de seus quase 100 anos de existência, pela grandeza, pela realeza, e pela genialidade de nossa majestade, o Rei Luiz Gonzaga.
Sinto que cada dia que passa vão empurrando o nosso forró para mais longe do lugar que ele merece. O forró é a nossa identificação cultural, é o eco do canto do povo desse lugar. Quem vem para o Nordeste no mês de junho, vem pra ver e ouvir as tradições desse povo que passa a vida inteira alimentando suas raízes com sua poesia, sua música, sua culinária, suas crenças, suas vestimentas, enfim… Nada contra os outros gêneros que já tem o ano inteiro à disposição deles, mas é preciso respeito para com o que é nosso. O mês de junho é e sempre será vinculado à música de forró. Então gente, pelo menos nesse momento deixem o nosso verso desfilar pelas ruas, pelos arraiás e pelos palcos dos grandes e pequenos polos destinados à verdadeira música junina.
Devolvam o nosso verdadeiro São João. Respeitem os nossos artistas que passam o ano inteiro esperando esse momento que é tão singular para a cultura nordestina.
Viva Luiz Gonzaga.
Mín. 21° Máx. 27°